Anunciado desde o começo de novembro de 2008, no primeiro dia de 2009 foi lançado o Spaghetti*: um framework PHP que promete deixar seu trabalho muito mais divertido e produtivo.

Engana-se quem pensa que o Spaghetti* tem apenas alguns dias de vida: ele já era desenvolvido antes mesmo do anúncio do framework pelo Rafael Marin. E o mais importante: não é um framework construído com base em problemas fictícios, ele foi aprimorado e teve recursos adicionados de acordo com a necessidade dos desenvolvedores – que trabalham em uma agência de design & comunicação.

Infelizmente, eu não conheço outros frameworks PHP brasileiros pra poder dar minha opinião, mas o Spaghetti* tem qualidades que me chamaram bastante a atenção:

  1. O framework foi – e é – desenvolvido com base em problemas e situações reais. Os recursos nele presente não estão ali para enfeitar ou engordar.
  2. É uma iniciativa open-source, aonde você pode, e deve, colaborar.
  3. Possui uma ótima documentação, em português. Não saber inglês não é mais uma desculpa para não adotar um framework.
  4. E o principal: você nunca vai estar na mão. Indepedente do sucesso ou não do Spaghetti*, ele continuará a ser desenvolvido. Como dito anteriormente, ele é usado pela equipe que o desenvolve. Ponto pra eles.

Se você é desenvolvedor PHP e não utiliza framework algum, meu filho(a), saia dessa vida.

Aumente sua produtividade, flexibilidade, deixe seu trabalho mais divertido, enfim: conheça um novo mundo, conheça um framework. Seja o Spaghetti*, Symfony (que é um senhor framework, diga-se de passagem), CakePHP, etc.

Pra quem quiser acompanhar o Spaghetti*, eles estão no Twitter e você pode acessar o Trac por aqui. Divirta-se. :)